Preciso de uma cuidadora urgente
Preciso de uma cuidadora urgente: o que fazer se este for o caso de sua família
11 de fevereiro de 2021
Saúde da pessoa idosa na terceira idade
Como cuidar da saúde da pessoa idosa na terceira idade?
13 de fevereiro de 2021
Exibir tudo

Por que usar cadeira de banho para idosos?

Cadeira de banho para idosos

Uma das particularidades de idosos que utilizam cadeira de rodas, ou que têm dificuldades para se locomover e ficar em pé durante muito tempo, é a necessidade de auxílio para realizar várias atividades do dia a dia.

Por isso, a cadeira de banho para idosos foi criada para facilitar a rotina de familiares e cuidadores no uso do toalete, seja para o banho, seja para usar o vaso sanitário.

Leia também:

Segurança do idoso: dicas importantes para cuidadores e familiares

Cadeiras de Rodas e banho sem custo: como conseguir?

Arquitetura voltada a idosos: confira entrevista exclusiva

Conheça Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos (Abeci)

A cadeira de banho para idosos, que também pode ser chamada de cadeira higiênica, é muito útil e versátil, e pode ser acoplada ao vaso sanitário para não precisar transferir a pessoa para o vaso diversas vezes ao dia, e oferece a possibilidade de dar banho no corpo inteiro (sob o chuveiro), sem precisar levantar ou segurar o idoso de maneira instável e mais susceptível a quedas.

Por que é importante o uso da cadeira de rodas higiênica? 

O uso da cadeira de banho para idosos (cadeira de rodas higiênica) traz conforto, facilidade para locomoção e principalmente segurança. Pois existe um risco muito grande de quedas em idosos que são dependentes, que se ocorrem, podem levar a comprometimentos graves (como uma fratura) inclusive com risco de morte.

Qual a melhor estrutura de cadeiras de banho?

Existem vários tipos de materiais de cadeiras de banho para idosos: as cadeiras de alumínio por exemplo, são mais caras mas não enferrujam com facilidade. Já as de PVC também tem essa vantagem de não enferrujar facilmente e são mais baratas. E as cadeiras de aço carbono também são uma boa opção com excelente durabilidade (desde que a pintura seja eletrostática) e mais em conta que as cadeiras de alumínio.

Ao procurar cadeira de banho para idosos, é sempre importante observar o tamanho da pessoa e também o acesso ao banheiro (em especial o vão livre da porta): apartamentos e casas antigos tendem a ter portas de 60cm que podem ser fator limitante para alguns modelos, enquanto as normas atuais dispõe um mínimo de 80 cm.

Também é possível adquirir o tipo de cadeira dobrável, para que seja mais fácil guardar em casa e para ser transportada em caso de mudança ou viagem.

Onde é possível encontrar cadeiras de rodas higiênicas?

Geralmente, as lojas que vendem cadeiras de rodas também vendem cadeiras de banho para idosos. Converse com a pessoa assistida (o idoso) caso tenha resistência ao uso do equipamento: seu uso não deve ser encarado como um atestado de incapacidade, mas como um recurso para oferecer mais conforto e segurança para toda a família.

Dicas essenciais para dar banho em idosos

Ao dar banho em uma pessoa idosa, é preciso ficar atento a alguns detalhes importantes, como: 

  • Estabelecer uma rotina de banho todos os dias no mesmo horário
  • Separar todos os itens de banho a serem utilizados antes de começar
  • Deixar todas as portas e janelas fechadas para evitar correntes de ar
  • Utilizar sabonetes neutros ou conforme prescrição médica
  • Sempre verificar a temperatura da água antes de molhar o idoso
  • Tomar cuidado no momento do banho para evitar quedas ou escorregões: é importante ter barras no banheiro, independente da cadeira de banho para idosos
  • Logo após o banho, deve-se vestir o idoso o mais rápido possível para que ele fique agasalhado e confortável

Mais detalhes em nosso artigo sobre banho em idosos.

PRECISANDO DE UM CUIDADOR QUE SAIBA MESMO DAR BANHO EM IDOSOS DEPENDENTES? CONTE COM A ACVIDA (CLIQUE AQUI)

Leia mais:

9 dicas de cuidados ao lidar com idosos

Preciso de uma cuidadora urgente: o que fazer se este for o caso de sua família

A musicoterapia para idosos é capaz de tornar o dia a dia do cuidado mais agradável

Editorial Acvida
Editorial Acvida
O Editorial da Acvida Cuidadores é feito por nossa equipe de conteúdo, que inclui especialistas em cuidados paliativos, em administração de equipes de cuidadores e jornalistas. Seu objetivo é trazer informações relevantes a todos os envolvidos no trato das pessoas incapacitadas de realizar o autocuidado. Reuniremos artigos médicos e científicos, publicações jornalísticas relevantes, recomendações e entrevistas com especialistas, relatos de pessoas que passaram pela experiência de cuidar de um ente querido, enfim, tudo o que possa ajudar nossos leitores a trazer qualidade de vida para idosos, familiares e cuidadores.

1 Comment

  1. Raimundo martins de oliveira disse:

    Fui treinado sobe os cuidados da cadeira de banho como tar o banho tanto sexo feminino e masculino troca de fraltas e tambem aplicação todos requisitos acima são importantes guero aperfeiçoar mais nesta profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de um Cuidador