O Índice de Massa Corporal, conhecido como IMC, consiste em um padrão internacional para saber se o peso de uma pessoa é proporcional à sua altura. Mas você sabia que a classificação do IMC em idosos é diferente?
Conteúdo
ToggleComo funciona a tabela de classificação do IMC para idosos?
O cálculo do IMC foi criado no final do século XIX pelo cientista belga Lambert Quételet. Seu método foi adotado pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, e tornou-se o mais comum para detectar quando um indivíduo está fora de seu peso ideal.
IMC
Nas linhas seguintes, você terá as orientações de como realizar o cálculo de quais são os valores de referência específicos para a classificação do IMC em idosos.
Calculadora
Primeiramente, precisamos de dois dados essenciais, que são a altura da pessoa (em metros) e o seu peso (em quilogramas). Esses são os únicos itens necessários para realizar o cálculo do IMC.
Em seguida, aplicamos a seguinte fórmula: peso dividido pela altura ao quadrado, isto é,
Vamos aplicar em um exemplo prático.
Como calcular o IMC
Considere um idoso que meça 1,62 metros e pese 72 quilos. O cálculo será 72 ÷ (1,62 x 1,62), que resulta em 27,43. Em seguida, consulta-se a tabela de classificação do IMC em idosos, que veremos na sequência.
Classificação do IMC em idosos
A tabela de referência do IMC é utilizada para identificarmos se o resultado do cálculo está dentro dos valores esperados. Dessa forma, podemos saber se a pessoa apresenta massa corporal baixa, normal ou em excesso.
Para a classificação do IMC em idosos, utilizamos os seguintes padrões de análise, conforme o Ministério da Saúde do Brasil.
Qual é a faixa de peso considerada saudável para idosos de acordo com o IMC?
- Magreza = até 22
- Eutrofia (peso ideal) = de 22 a 27
- Excesso de peso = 27 ou mais
A faixa saudável é considerada de 22 a 27.
Por que manter o peso do idoso controlado?
Seja para constatar deficiências nutricionais, ou excesso de calorias na alimentação, o controle do peso de acordo com a classificação do IMC em idosos é importantíssimo. Como bem sabemos, o cardápio balanceado é uma das chaves para o aumento da expectativa de vida.
Peso
Além disso, com uma referência para o controle adequado do peso, podemos diminuir os riscos de enfermidades como:
- Arteriosclerose;
- Diabetes;
- Hipertensão arterial;
- Litíase biliar, conhecida como “pedras na vesícula”;
- Magreza e/ou desnutrição;
- Obesidade com atrofia da massa magra;
- Osteoporose;
- Obstipação (prisão de ventre);
- Problemas cardíacos;
Além disso, pessoas com sobrepeso são mais susceptíveis a quadros de inflamação crônica, o que prejudica o sistema imunológico e baixa a imunidade, o que pode tornar mais severos quadros infecciosos em geral.
Como equilibrar o IMC na terceira idade
Quem já passou da faixa dos 65 anos de idade, pode e deve rever seus hábitos se estiver fora da faixa adequada do IMC. Ao sair do sedentarismo e otimizar os hábitos alimentares, a qualidade de vida tende a ser muito melhor.
Um dos primeiros passos para equilibrar o IMC é reduzir o consumo de alimentos fritos, embutidos e ultra processados. Além, é claro, de incluir no cardápio mais peixes, legumes, frutas, cereais integrais e aumentar a ingestão de água.
Atividades físicas também são primordiais e podem ser facilmente adaptadas caso haja limitações. Alongamentos, yoga, pilates, exercícios de respiração e caminhadas ajudam a evitar dores, fraturas e processos inflamatórios.
Da mesma forma, as atividades físicas aceleram o metabolismo e proporcionam a liberação de endorfinas que trazem bem-estar, ajudando a controlar ativamente o peso.
Controle de peso
Nunca é tarde para começar a tomar tais cuidados. E assim que o corpo começar a mostrar os resultados, as melhorias nas condições físicas e psicológicas são expressivas.
Conte com a ajuda de profissionais
Na correria do mundo contemporâneo, nem sempre temos tempo para atender às necessidades das pessoas que mais amamos adequadamente. Contudo, há profissionais habilitados dispostos a nos ajudar.
Na Acvida Cuidadores, contamos com uma série de serviços para atender os idosos. Um cuidador pode ajudar no controle do IMC por preparar e garantir a oferta de alimentos adequados, auxiliar em programas de exercícios, manter a rotina das atividades de vida diária, dentre outros benéficios.
Perguntas frequentes
Abaixo especialistas nossos respondem perguntas as dúvidas enviadas por nossos leitores.
O IMC é uma medida confiável para avaliar a saúde de idosos?
A medida do IMC é uma das medidas, porém não deve ser considerada como única opção. Na dúvida, procure seu médico.
Existem critérios diferentes para classificação do IMC em idosos em comparação com adultos mais jovens?
O IMC tem valores de referência que podem variar por idade. Mais ainda: por não considerar os diferentes tipos físicos possíveis, nem sempre é uma medida que pode ser considerada isoladamente. Na dúvida, procure seu médico.
Precisa de cuidadores para um familiar? Conte com a Acvida.
Respostas de 7
Tenho 64 anos e meu imc é 29,3. No entanto, não estou a beira da obesidade. Sou atleta, de judo e pratico jiu-jítsu e boxe chinês. Assim, às exceções não contam para essa tabela, pois, neste caso, sou com o meu índice de IMC estou com sobre peso, o que não é verdadeiro de acordo com meu nutricionista.
Olá Graciete, obrigado pela participação. De fato, a tabela de IMC é uma regra geral de referência e, como tal, admite exceções. Atletas como você são uma destas, por isso, profissionais médicos e nutricionistas são mais indicados para atender suas especificidades. Um abraço, e parabéns pela ótima forma física 😉
Este é apenas um parâmetro para mensurar a massa corporal. Tem vários outros testes avaliação física então, assim você pode ser uma pessoa treinada porém o IMC vai dizer que não, porque é apenas um parâmetro pra você que já é ativa teriam que ser feito outros testes.
Olá
Sou Wanderson, natural do DF, fui designado a uma missão em outro estado, p/ ser preciso em Salvador, para cuidar de uma idosa com o mal de Alzheimer.
Venho aqui agradecer pelo ótimo suporte dado através das riquíssima informações no site
Obrigado