Tabela de preço de cuidador de idoso: quanto custa o serviço para as famílias?

Entenda o que influencia a formação do preço (tabela de preço de cuidador de idoso) e saiba como contratar os melhores profissionais do cuidado para a sua família por valores justos.

Leia também:

Não contrate um cuidador de idoso antes de ler isso!

A família vai sair de férias, o cuidador de idosos está de licença, quem cuidará do vovô?

Cuidador de idosos para cobrir férias do paciente em viagem: como fazer o pagamento corretamente?

Preciso de um cuidadora de idosos urgente! (leia este artigo se for o caso de sua família)

Como contratar um cuidador de idosos

A forma de contratação vai influenciar a tabela de preço de cuidador de idoso. Vamos primeiro entender as alternativas mais comuns.

Cuidador de idoso autônomo ou plantonista

É aquele que trabalha sem vínculo empregatício, mediante um contrato formal ou não, via de regra até 2 vezes por semana na mesma residência. É altamente recomendável que haja um contrato que formalize e delimite a prestação dos serviços para evitar problemas trabalhistas (clique aqui se precisar de ajuda com isso).

É a forma mais barata de se contratar.

Cuidador de idoso registrado pela família

É aquele que trabalha com vínculo empregatício diretamente para o idoso ou para sua família, com a carteira de trabalho assinada, via de regra 3 vezes ou mais por semana na mesma residência. É a forma mais usual de se contratar.

Empresa de cuidador de idoso

São empresas que prestam os serviços para as famílias que desejam segurança na seleção e não ter vínculo empregatício com o cuidador, de modo que o vínculo será configurado entre o profissional e a empresa. É a forma mais prática de contar com um cuidador de idoso profissional.

Tabela de preço de cuidador de idoso: como calcular

Conhecidas as formas de contratação, é importante conhecer os itens que compões as despesas associadas à contratação e formam a tabela de preço de cuidador de idoso.

  • Pagamento direto pelos serviços: sejam remunerando os plantões (plantonistas ou autônomos), sejam remunerando as horas trabalhadas (contracheques que discriminem salários, eventuais horas extras e demais adicionais adicionais legais), estes são os valores que os cuidadores recebem diretamente todos os meses;
  • Encargos legais: INSS e FGTS; no caso do empregador doméstico são pagos na guia DAE do eSocial mensalmente; no caso de uma empresa são devidos por esta; autônomos e plantonistas são responsáveis pelo recolhimento de seu próprio INSS;
  • Provisões legais: provisão para férias e 13o salário (não recaem sobre o trabalho de plantonistas ou autônomos);
  • Transporte: Custos com deslocamento até o local de trabalho;
  • Margem de contribuição: remuneração da empresa que presta os serviços, no caso de haver uma empresa;
  • Impostos diretos: incidem sobre o total pago à empresa que presta os serviços, no caso de haver uma empresa;

É importante salientar que, de todos os itens que compõe a tabela de preço de cuidador de idoso, apenas o item Margem de Contribuição é definido pela empresa prestadora (quando for o caso). Todas os demais itens tem preços e alíquotas controlados pela legislação ou regulados pelo mercado, ou seja, são os mesmos para qualquer prestador de serviços idôneo.

Por isso mesmo, desconfie de valores muito diferentes ao pesquisar e exija a tabela de preço de cuidador de idoso no caso de procurar uma empresa: o barato de hoje pode sair caro amanhã!

Como uma empresa de cuidadores de idosos pode ajudar sua família

É importante entender como a proposta da empresa se alinha com as necessidades de sua família, pois serviços de cuidadores de idosos não são produtos de prateleira, ou seja, não são todos iguais,

Para isso, é importante reconhecer os tipos de planos oferecidos. Vou tomar como exemplo os planos da Acvida Cuidadores:

  • SV (Supervisão): a Acvida recruta, seleciona, capacita, substitui e cobre faltas de cuidadores, acompanha os cuidados ao idoso; neste caso a família é o contratante legal e nós oferecemos todo o suporte para que não tenham que se preocupar com a parte burocrática (inclusive executando pagamentos).
  • TZ (Terceirização): tem as mesmas características do plano SV, exceto pelo fato de que os cuidadores são contratados pela Acvida (nossa empresa é o contratante legal).

Em cada um destes planos, estão incluídos os diferenciais que fazem da Acvida o maior portal sobre o cuidado a idosos dependentes do Brasil:

  • Fornecemos câmeras de monitoramento sem custo adicional;
  • Fornecemos cadeiras de rodas e banho sem custo adicional;
  • Mão-de-obra qualificada: enfermeiros ou cuidadores com curso próprio;
  • Telefone de plantão 24h/dia com enfermeiros e fisioterapeutas;
  • Seleção segura com checagem de referências e antecedentes;
  • Contabilidade para empregados domésticos sem custo adicional;
contabilidade empregador doméstico

Ao procurar um cuidador para seu ente querido, olhe além do preço: olhe principalmente para o valor que o prestador de serviço (empresa) pode aportar para sua família.


Agora que você entende mais sobre a tabela de preço de cuidador de idoso, conheça também o trabalho da ABECI (Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos).

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário e nossa equipe entrará em contato com você