Cuidador de idoso folguista: como contratar eventualmente ou para os finais de semana

Precisa de um cuidador de idoso folguista para uma situação pontual ou temporária? Confira o que é necessário saber antes de contratar no Blogdocuidado. Encontre cuidadores qualificados com a Acvida Cuidadores.

Leia também:

Condomínio para idosos: 4 perguntas para fazer antes de comprar um imóvel

Plantão de cuidadores: 3 coisas que é preciso saber sobre estes profissionais (leia se tiver um idoso em casa)

Sexo na terceira idade: quando a sexualidade do idoso é assédio para o cuidador

Síndrome da Fragilidade em idosos: o que é e o que cuidadores e familiares precisam saber

Quem é o cuidador de idoso folguista

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) especifica que o cuidador de idosos é um:

Acompanhante de idosos, Cuidador de pessoas idosas e dependentes, Cuidador de idosos domiciliar, Cuidador de idosos institucional, Gero-sitter. Descrição sumária: Cuidam de idosos, a partir de objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida”.

Assim como o cuidador regular, o cuidador de idoso folguista acompanha pessoas dependentes de auxílio e ajuda nas mais diversas atividades de vida diária. Vamos saber mais detalhes.

O trabalho do cuidador de idosos

Ele cuida da pessoa assistida de acordo com as necessidades (costumes) de cada família.

A função do cuidador é, em termos gerais, fazer pela pessoa assistida o que ela mesma faria se não apresentasse um quadro de limitações.

Adriano Machado, fundador da Acvida

O sucesso do cuidado ao idoso folguista (e do fixo) passa pela família escolher o perfil adequado de profissional. Uma escolha errada pode frustrar expectativas e gerar atritos.

Primeiro, defina por que precisa de um cuidador de idoso folguista. Pode não parecer, mas muita gente primeiro contrata e só depois se pergunta sobre quais funções irá delegar ao cuidador.

O que, afinal, faz um cuidador de idosos? Em linhas gerais, o cuidador será responsável por garantir as atividades de vida diárias (como alimentação, higiene, medicação), por prestar cuidados paliativos e por reportar a evolução do quadro do idoso aos responsáveis através de ferramentas como o diário do cuidador.

Tipos de perfil do cuidador de idoso folguista

Pensar no perfil desejado do cuidador ajuda a definir as atividades que serão executadas, em especial para um profissional com tão amplo espectro de atuação.

Acompanhante de idosos e empregados domésticos

Há cuidadores domiciliares com perfil acompanhante (antigamente chamados de “dama de companhia”) e cuidadores com perfil doméstico (geralmente empregadas domésticas com um treinamentos específicos) que, em termos gerais, atendem assistidos com pouca ou nenhuma complexidade.

Enfermeiro para cuidar de idosos

Um cuidador com formação em enfermagem (nível técnico ou superior) pode ser necessário caso o idoso seja mais debilitado, ou com demandas de saúde mais específicas, como para cuidar de feridas extensas.

No meio do caminho: o cuidador

A maioria dos profissionais cuidadores, porém, fará um pouco de tudo, exceto o que for vedado por lei como medicamentos injetáveis, que só podem ser aplicados por profissionais de enfermagem.

O cuidador de idoso folguista (ou permanente) que se posicione entre o doméstico e a enfermagem tende a ser mais versátil para das demandas diárias da maioria das famílias.

Para mais detalhes, sugerimos a leitura dos seguintes artigos:

Como contratar um cuidador de idoso folguista ou nos finais de semana

O cuidador de idosos folguista (também conhecido como plantonista) é aquele que atende a uma família sem ter, necessariamente, um vínculo empregatício. Ele pode prestar serviços esporádicos (como durante tratamentos intensivos), em finais de semana ou cobrindo os dias de folga (ou férias) de outro profissional.

Embora seja uma atividade considerada autônoma e sem uma jornada determinada pela lei, é preciso que estejamos atentos sobre o vínculo estabelecido com o profissional. O folguista deve cobrir no máximo 2 dias por semana.

Se cobrir 3 dias por semana na mesma residência, a PEC das Domésticas (Proposta de Emenda à Constituição 66/2012, acrescida da Lei Complementar 150/2015) considera essa uma relação de trabalho efetiva, sendo devidos todos os direitos pertinentes como férias, 13º salário, dentre outros comuns a todos os trabalhadores, mesmo em situações em que o cuidador seja MEI.

Tipos de contrato para um cuidador

Para garantir que as famílias possam contratar um cuidador de idoso folguista enquanto cumprem a legislação, a Acvida criou planos adequados a cada tipo de família. Saiba mais.

Cuidador de Idoso ou Empregado Doméstico?

Há uma dúvida muito comum entre quem vai assinar a carteira do profissional: devo registrar como cuidador de idoso ou como empregado doméstico nos serviços gerais?

Primeiro, é preciso esclarecer que um empregado doméstico é todo profissional que pratique suas atividades dentro de uma residência sem fins lucrativos (ao empregador).

Segundo este conceito, cuidadores, jardineiros e até enfermeiros serão considerados empregados domésticos, e devem ter suas carteiras assinadas de acordo com as atividades que exerçam.

O cuidador de idoso folguista, assim como diaristas e outros profissionais que prestam serviços eventuais, também é um profissional doméstico, mas pela natureza de prestador de serviço autônomo, não necessita de carteira assinada, tampouco de trabalhar como MEI (Micro Empreendedor Individual).

Como encontrar um cuidador de idoso folguista com segurança?

Os requisitos da seleção são os mesmos para um cuidador permanente:

  • Checar antecedentes criminais;
  • Checar referências profissionais;
  • Certificar-se das habilidades relatadas pelo cuidador através de provas práticas;
  • Levantar o histórico da pessoa (na polícia e justiça);
  • Checar se as expectativas do cuidador são compatíveis com as da família.

Outras avaliações e levantamentos pode se fazer necessários de acordo com as funções pretendidas.

Para contratar um cuidador de idosos com segurança, a ACVIDA disponibiliza uma seleção criteriosa de profissionais aos seus clientes: de cada 20 entrevistados, apenas 1 deles é aprovado.

Essa média denota a preocupação da empresa em ter cuidadores realmente qualificados para oferecer seus serviços. Saiba mais no vídeo abaixo:

Nossos profissionais estão 24 horas por dia à disposição dos clientes. Emergências podem ser atendidas a qualquer momento e lugar. Além disso, o vídeo-monitoramento por câmeras é disponibilizado sem custos na maioria dos planos, e a família pode acompanhar seu ente querido mesmo à distância (consulte condições).

A ACVIDA surgiu por conta de uma necessidade familiar do seu próprio fundador, que precisou cuidar de sua avó, a Dona Benedita, até seus 101 anos.


Deseja mais informações sobre cuidador de idoso folguista? Conheça também os artigos:

Porque contratar cuidadora de idosos folguista oferece alívio para os familiares do idoso